
http://www.childnet-int.org/
Contactos:
Alameda D. Afonso Henriques nº 78 - 1º Esq. 1000-125 Lisboa - Portugal Telf: 21 3802160 Fax: 21 3802168 sede@amcv.org.pt www.amcv.org.pt
Aqui fica o spot publicitário da campanha "STOP BULLYING".Deixamos aqui algumas sugestões sobre como os pais e educadores podem debater o assunto com as crianças e jovens a seu cargo e fazer face ao cyberbullying. Estas incluem:
Segundo os investigadores, para detectar casos de cyberbullying, pais e educadores devem estar atentos a alterações no comportamento ou na personalidade das crianças ou jovens, nomeadamente quando estes:
Para perceberes melhor o que é o cyberbullying, primeiro tens que saber o que é o bullying.
A expessão bullying significa violência entre colegas no contexto escolar. Outros dos termos associados a esta expressão são, provocação, perseguição, maus tratos e abuso.
Segundo vários psicólogos "É a provocação verbal, o chamar nomes, o deixar de lado e fazer boatos a cerca de alguém. É feito de forma repetida e sistemática de maneira a que a vitima, na maior parte das vezes, não se consegue defender sem se arriscar a cair no ridículo."
É feito de forma intencional, com o objectivo de provocar mal- estar, de ganhar controlo sobre a outra pessoa e demonstrar poder.
O intervalo, os corredores e as casas de banho da escola, onde a vigilância é pouca, tendem a transformar-se em palco privilegiado para a ocorrência deste fenómeno.
Depois desta pequena introdução é mais fácil perceber o que é o cyberbullying.
Este consiste na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação com o objectivo de maltratar, provocar, intimidar, ameaçar, etc.
Em oposição ao bullying físico, que tem um rosto e caracteriza-se por ser o mais forte contra o mais fraco, na internet muitas vezes o agressor esconde-se no anonimato, não sendo possível conhecer as suas características, ou seja, não é possível traçar um perfil.
De acordo com alguns especialistas, à medida que as crianças abraçam a internet e outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, o cyberbulying está a emergir como um dos maiores desafios enfrentados por pais e educadores.