1.5.08

Formas de praticar o cyberbullying


Mensagens Ameaçadoras- O email, o IM e o SMS nos telemóveis são hoje uma parte importante da vida social de muitos jovens. "Algumas crianças estão a enviar mensagens ameaçadoras a outras crianças" ou fazem-se passar por outras crianças e jovens, adoptando nicknames semelhantes, para dizerem coisas desagradáveis culpando assim outras crianças.Desta forma, algumas crianças e jovens estão assim a descarregar os seus ódios e frustrações em inocentes e sem realizarem os efeitos potenciais negativos que tais acções podem ter noutras crianças e jovens.


Usurpação de Identidade- A usurpação de identidades, resultante da obtenção lícita ou ilícita de user names e passwords e da sua utilização para se fazerem passar por outras crianças ou jovens, é também um dos problemas. A coberto desta forma de anonimato, algumas crianças insultam outras e iniciam a difusão de rumores e boatos cruéis ou pura e simplesmente procedem a alterações dos perfis das vítimas, incluindo ofensas ou comentários sexistas ou racistas muito ofensivos.


Envio de Imagens- São conhecidos casos em que adolescentes enviam mensagens em massa para outros utilizadores, via email, telemóvel entre outros meios, mensagens essas que incluem fotografias de nus ou imagens degradantes de outros adolescentes. Por vezes, essas imagens tratam-se de meras montagens. Alguns jovens têm mesmo colocado essas imagens em newsgroups e até nas redes de serviços P2P como o Kazaa e outros. Uma vez iniciada a sua distribuição através da Internet, torna-se virtualmente impossível controlar a sua distribuição.


Blogs e Fotoblogs- Nem os blogs escapam a este tipo de utilização nefasta, não-ética e irresponsável. De facto, alguns jovens têm usado os blogs para difamar, prejudicar a reputação e invadir a privacidade de outras crianças. Existe o caso de um rapaz que colocou no seu blog uma série de informação relativa ao fim do seu namoro com uma rapariga, explicando como ela lhe havia destruído a vida e chamando-lhe nomes degradantes. Estes comentários levaram outros jovens amigos que leram os comentários a "ajudar à festa", com críticas e insultos à rapariga. O recente advento dos foto- blogs e a facilidade com que hoje em dia se fazem montagens fotográficas têm servido para potenciar este tipo de situações.


Websites- Hoje qualquer criança pode ter o seu website. Esta facilidade, tem também levado a que alguns jovens desenvolvam sites destinados a troçar, atormentar ou assediar outras crianças e jovens. Por outro lado, difundindo dados e imagens pessoais de outras crianças, na prática estes sites acabam por colocar em perigo outras crianças e jovens, aumentando as probabilidades de serem contactadas no mundo real por pessoas mal intencionadas.


Votações- A implementação de votações num site pode hoje ser feita de forma rápida, fácil e gratuita por qualquer jovem. Um dos fenómenos a que se assiste é a da criação de votações para "O Mais Feio", "O Mais Gordo", "O Mais Imbecil" da Escola Tantos de Tal. Isto para apenas referir as menos agressivas.

No comments: