1.5.08

Autoridades alheias ao cyberbullying(Investigação do Jornal "Sol")


O fenómeno, denominado cyber-bullying, tem crescido a um ritmo acelerado nos últimos anos e já chegou a Portugal. No entanto, as entidades nacionais parecem ainda “pouco preocupadas”.


Já existem casos de cyber-bullying em Portugal, mas as autoridades parecem "pouco preocupadas"
Amália Marques é doutorada pela Faculdade de Motricidade Humana e integrou a equipa portuguesa que estudou o bullying nas escolas num projecto a nível europeu.
Amália Marques constata que o cyber-bullying«começa a aparecer» em Portugal, sendo no entanto «menos comum que o bullying físico».
Seguindo a tendência que se tem verificado em vários países, também em Portugal os professores não escapam ao problema no entanto a "maioria dos casos verificam-se entre os alunos".


Apesar da dimensão preocupante e global do fenómeno, provocando medidas de governos e autoridades em vários países, as entidades nacionais parecem algo “despreocupadas” com o problema. Logo à partida, não são conhecidos dados relativamente ao problema embora se saiba que o fenómeno já chegou.
Contactado pelo SOL, o Ministério da Educação preferiu não dar qualquer resposta às questões que colocámos sobre o problema. Já a Associação Nacional de Professores revelou que conhece o fenómeno mas referiu não ter queixas oficiais registadas.

Nota:Este texto é um excerto da noticia,poderão encontrar a noticia completa em http://www.sol.pt/

No comments: